"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" - Laurent de Lavoisier (1743-1794)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Introdução do projeto na comunidade escolar.

A Educação Ambiental surgiu do reconhecimento da sociedade urbano-industrial do desequilíbrio entre a preservação dos recursos naturais e a manutenção dos seus níveis de consumo, procura instigar a discussão sobre a possibilidade de se construir um desenvolvimento com bases ecológicas mais sustentáveis.
Este trabalho relata a experiência de um projeto de Educação Ambiental proposto na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Fernando Abbott, na cidade de São Gabriel, que deu-se início entre março e agosto de 2010, onde se procurou através de uma proposta que busca integrar a formação dos estudantes como a compreensão dos problemas ambientais que a própria escola possui.
A metodologia utilizada para compreender a cultura organizacional da escola, o grupo de extensionistas do projeto durante o mês de março de 2010 participou semanalmente das atividades da supervisão escolar, identificando a necessidade de ampliar os conhecimentos de educandos e educadores sobre os problemas ambientais que a escola possuía, para isso foi adotada a ferramenta FMEA(Failure Mode and Effects Analysis), que analisou os diferentes setores da escola, indicando os Índice de Risco Ambiental (IRA’s) da escola.
Através dos resultados da aplicação do FMEA, constatou-se que os principais problemas da escola são à geração de resíduos; a partir desta constatação foi proposta atividade de reeducação ambiental, e através de auxílio de uma empresa do município conseguiu-se a implantação de lixeiras seletivas na escola.
No ano de 2011 o projeto ganhou um maior espaço.Hoje o grupo de 6(seis) extensionistas dispõe de um hora aula para ministrar aulas junto aos educandos das séries iniciais( 1ª a 4ª série) em diferentes dias da semana.
Por meio de ação educativa composta de palestras, oficinas, seminários propostos aos alunos, técnicos e professores da escola procurou-se trazer os conceitos de educação ambiental inseridos na problemática vivenciada pela própria comunidade escolar.  

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