"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" - Laurent de Lavoisier (1743-1794)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

No dia 5 de junho comemoramos o dia do meio ambiente.E juntamente com a escola Fernando Abbott demos início ao que poderíamos chamar de mês verde, pois ao longo do mês de junho desenvolveríamos atividades educacionais junto a comunidade escolar.

No dia 09 de junho,quinta-feira na parte da tarde,os extensionistas do projeto : Camila Torbes ( bolsista ), Renan, Juliana, Luanna Rangel e Mayara Morales,dividiram-se em equipes( plástico,metal,papel e orgânico ) onde os mesmo lideravam e orientavam alunos da turma 11. Dirigiram-se todos,acompanhados por professores representantes da escola até a praça central da cidade de São Gabriel onde deram início a coleta de tais resíduos com suas respectivas equipes.

No dia 10 de junho,sexta-feira,as atividades pela manhã tiveram como foco alunos do ensino médio.Foi ministrada uma palestra pelo professor Tiago da Universidade Federal do Pampa abordou o tema : Bioma Pampa.



Observação : As fotos das respectivas atividades podem ser observadas no menu Fotos 2011.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Introdução do projeto na comunidade escolar.

A Educação Ambiental surgiu do reconhecimento da sociedade urbano-industrial do desequilíbrio entre a preservação dos recursos naturais e a manutenção dos seus níveis de consumo, procura instigar a discussão sobre a possibilidade de se construir um desenvolvimento com bases ecológicas mais sustentáveis.
Este trabalho relata a experiência de um projeto de Educação Ambiental proposto na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Fernando Abbott, na cidade de São Gabriel, que deu-se início entre março e agosto de 2010, onde se procurou através de uma proposta que busca integrar a formação dos estudantes como a compreensão dos problemas ambientais que a própria escola possui.
A metodologia utilizada para compreender a cultura organizacional da escola, o grupo de extensionistas do projeto durante o mês de março de 2010 participou semanalmente das atividades da supervisão escolar, identificando a necessidade de ampliar os conhecimentos de educandos e educadores sobre os problemas ambientais que a escola possuía, para isso foi adotada a ferramenta FMEA(Failure Mode and Effects Analysis), que analisou os diferentes setores da escola, indicando os Índice de Risco Ambiental (IRA’s) da escola.
Através dos resultados da aplicação do FMEA, constatou-se que os principais problemas da escola são à geração de resíduos; a partir desta constatação foi proposta atividade de reeducação ambiental, e através de auxílio de uma empresa do município conseguiu-se a implantação de lixeiras seletivas na escola.
No ano de 2011 o projeto ganhou um maior espaço.Hoje o grupo de 6(seis) extensionistas dispõe de um hora aula para ministrar aulas junto aos educandos das séries iniciais( 1ª a 4ª série) em diferentes dias da semana.
Por meio de ação educativa composta de palestras, oficinas, seminários propostos aos alunos, técnicos e professores da escola procurou-se trazer os conceitos de educação ambiental inseridos na problemática vivenciada pela própria comunidade escolar.